A negatividade é algo que importuna quando é uma característica de uma pessoa, quando essa pessoa não percebe o quanto está errada e prejudica aqueles a sua volta.

Não é uma falha de caráter ser negativo, e ser assim as vezes é até natural, um modo de ver e lidar com a vida. Lembre-se que a natureza de cada um deve ser respeitada.

O problema reside em pessoas que tem como objetivo causar prejuízos a terceiros, ainda que pequenos, ainda que emocionais.

Criticar coisas banais como o cabelo ou a roupa, ter inveja, são sinais de alguém com um comportamento hostil, acerca de que deveríamos nos afastar para conseguir manter nossa atmosfera mais leve e menos propensa a irritações e estresse.

Mas o afastamento a que me refiro não significa ser grosso, “cortar” a pessoa de nossas vidas ou se colocar contra ela. Isso nos tornaria como ela, inundando-nos de pensamentos ruins.

Não devemos ver uma pessoa negativa, ou pessimista, como um inimiga, mas sim respeita-la acima de tudo e entender que talvez haja um bom motivo dela ser assim, de pensar como pensa e ser como é.

Muitas vezes o pessimista é como é por não perceber que há outras formas de ver a vida. Por isso precisamos dar  uma segunda chance a ele oferecendo nossa amizade.

amigas rindo juntas após reconciliação

Portanto, o melhor jeito de lidar com pessoas assim é ser natural, respeitar os seus pontos de vista e jamais rejeitá-la.

Podemos manter uma amizade com uma pessoa negativa, desde que fique claro que os pensamentos de ambos diferem.

Uma amizade não precisa se dar através de um par de iguais, mas sim pela parceria.

Observe que, quando realmente somos amigos, queremos o bem e, do outro lado dessa conversa, ouvimos, aceitamos conselhos e entendemos as críticas que devem ser sempre claramente construtivas.

Na maioria das vezes não estamos próximos o suficiente de alguém que gostamos para darmos a essa pessoa conselhos, porém devemos sempre manter o apoio àqueles que prezamos, independente de suas personalidades, principalmente àqueles que precisam desses conselhos sinceros sobre o que estão passando, ou sobre como sua própria personalidade pode estar fomentando seus problemas.  Um olhar de fora é o sempre o ideal, e para isso servem os amigos de verdade.

 

Críticas amigas são como conselhos, e devem ser estimuladas quando são sinceras e construtivas.

E quando a pessoa não possui a menor intenção de amizade, o ideal seria um afastamento dela. Mas não quando possui características “pessimistas” na sua personalidade, mas sim quando ela é tomada não apenas por pensamentos desanimadores diante de um objetivo, mas sim por atos que visam prejudicar os outros.

Portanto tente não dar uma importância mais aprofundada aquilo que ela diz, afinal você deve respeitar a opinião alheia seja qual for a natureza da questão e jamais levar para o lado pessoal, permitindo estresse, pois esse é o objetivo dessa pessoa: causar irritação e desalento.

Nesse contexto, manter uma proximidade dela constituiria algo danoso para alguém mais despretensionado e otimista, sendo recomendado o afastamento, pois nessa relação sem amizade só resultariam em prejudicados.

Respeitar sempre, tentar compreender e se afastar se não houver amizade. Essa é a chave para nos entendermos como pessoas que se relacionam minimizando conflitos, como indivíduos dentro de uma sociedade de fato inteligente e um mundo com um legado cada vez melhor para nossos filhos.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.

www.000webhost.com